Masters AP fecham época com grande participação nos Nacionais de Verão

A última prova da época teve lugar em Reguengos de Monsaraz, de 19 a 21 de Julho, onde 77 clubes e 732 atletas marcaram presença. Três dias no calor alentejano, com provas disputadas em jornada contínua, sem intervalos. Para além do nível competitivo associado a uma prova de cariz nacional, colocava-se também a decisão da Taça Master 2019 e das classificações finais da época desportiva no Circuito Especialista Master, obtidas como resultado ponderado das diversas provas do Circuito Nacional das provas Master.

Foi neste ambiente tenso que os atletas que viajaram de Gaia deram nas vistas. Foram 13 os que viajaram até Monsaraz, o dobro da participação de 2018.

Se por um lado os atletas Masters que estão a iniciar mostraram o seu progresso, os atletas mais experientes também não facilitaram, regressando com 15 Recordes do clube, 3 primeiros lugares, 2 segundos lugares e um lugar de Campeã Nacional. Foram ainda batidos 70 Recordes pessoais, o que levou a que os atletas vencessem as séries onde os tempos de classificação os seriaram. Nunca antes se ouviu com tanta frequência o nome de Gaia numa competição de natação!

Em termos de classificação geral do Campeonato Nacional e como resultado de toda uma época , foram obtidos os seguintes resultados:

Circuito Especialista Master:
1º lugar Circuito Especialista Livres Feminino por Alexandra Monteiro
2º lugar Circuito Especialista Mariposa Feminino por Alexandra Monteiro
2º lugar Circuito Especialista Estilos Feminino por Elza Carvalho
6º lugar Circuito Especialista Estilos Feminino por Margarida Machado
7º lugar Circuito Especialista Nadador Completo Feminino por Patrícia Ribeiro
8º lugar Cirucito Especialista Bruços Masculino por Artur Rosa

Na Taça Master, que considera as provas individuais e de estafetas, a AP Vila d’Este / Gaia classificou-se em 13º lugar num campeonato com a presença de 77 clubes.

Qual o triunfo mais valioso da época? Esta pergunta será certamente de fácil resposta para todos os atletas Master. Numa época em que lhes foi proposto treinarem 45 minutos por semana em Gaia, os atletas com sacrifício pessoal optaram por treinar 5 vezes por semana no Porto, cumprindo 400 horas semanais de treino, a que acresce o tempo das deslocações. Olhar para os resultados e perceber que todo este esforço valeu a pena, é sem dúvida muito saboroso. Altura agora com todo este entusiasmo e alegria de começar a preparar, planear e definir objetivos para a próxima época!

AP-Associação dos Proprietários da Urbanização Vila de Este
Sede – Rua Alfredo Marceneiro 3, Vila d’Este, 4430-628 V N Gaia
Tel/Fax: 227829026    email: ap_vila_deste@sapo.pt
https://www.apviladeste.pt